Uma preocupação comum para quem já fez uma cirurgia de mamoplastia ou até mesmo para aquelas que ainda vão fazer é a rejeição de prótese de silicone, abaixo explicamos sobre o assunto.
É muito comum as pacientes perguntarem se é possível ocorrer algum tipo de “rejeição” da prótese mamária.
Esta dúvida decorre do uso indevido do termo “rejeição” para encampar algumas intercorrências possíveis de ocorrerem na colocação de próteses mamarias.
As infecções bacterianas podem levar a situações criticas e mesmo exigir a remoção das próteses como forma de seu tratamento.
A contratura capsular é a menos compreendida pelos pacientes e a que mais pode gerar confusão quanto a sua compreensão.
A contratura capsular é definida como uma cicatrização esférica e concêntrica devido a alterações celulares e morfológicas da capsula que envolve a prótese mamária , resultando em uma mama endurecida, distorcida e, em alguns casos, dolorosa.
Muitos fatores locais participam da sua ocorrência, como uma resposta inflamatória exacerbada e/ou prolongada, trauma, hematoma, infecção, vazamento de silicone da prótese, entre outros fatores ainda desconhecidos.
O diagnóstico da capsula é eminentemente clínico, mas pode ser auxiliado pela utilização do exame de imagem como o ultrassom, tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
Existe uma classificação que estadia em 4 graus o nível de gravidade da contratura capsular e ajuda a propor o melhor tratamento.
Algumas medidas são consideradas importantes na prevenção da contratura capsular, como o uso de antibióticos sistêmicos peri-operatórios, hemostasia rigorosa(controle de sangramento), uso de próteses texturizadas, uso de antibióticos na loja da prótese, dreno de sucção, massagem da mama e administração de vitamina E.
Os tratamentos seguem protocolos utilizados pelas equipes assistentes do paciente e podem consistir em cirúrgicos com remoção da capsula ou a sua fragmentação, troca da prótese e a mudança de plano cirúrgico.
Pode ser farmacológico com o uso de corticóides, mecânicos com massagens e mobilização e ainda com a utilização de métodos auxiliares como o ultrassom.
Na presença de qualquer característica diferente do habitual o paciente deve procurar o seu cirurgião para ser orientada e tratada adequadamente.
Bibliografia
SANTOS, M. A. G. et al. Prevencao e Tratamento da Contratura Capsular Após Implantaçao de Prótese Mamária. Ver. Bras. Cir. Plast. 2010; 25(2): 304-8
O Dr. Mori é cirurgião plástico e diretor clínico da Hospital Saint Helen de Piracicaba
Somos especializados em cirurgia plástica. Atendemos pacientes em âmbito nacional.
Prezamos muito pela segurança e qualidade dos procediemntos, para isso contamos com uma equipe multidisciplinar, além de acolhimento personalizado.
Sua cirurgia plástica ou procedimento estético deve ser muito bem avaliada, conte com a nossa equipe.
Veja a nossa localização: Como chegar no Hospital Saint Helen
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Visite meu Instagram: @hospitalsainthelen
Somos especializados em cirurgia plástica. Atendemos pacientes em âmbito nacional.
Prezamos muito pela segurança e qualidade dos procediemntos, para isso contamos com uma equipe multidisciplinar, além de acolhimento personalizado.
Sua cirurgia plástica ou procedimento estético deve ser muito bem avaliada, conte com a nossa equipe.
2024 – Hospital da Cirurgia Plástica Saint Helen – Todos os direitos reservados – Feito com ❤️️ por @ricardomenck